sexta-feira, 20 de março de 2009

À sombra do Santo António


À sombra do Santo António fica um dos centros comerciais mais antigos de Lisboa. Na altura em que apareceu era um dos maiores. A mim, que me irritam, efectivamente, os centros comercias, este sempre me agradou. Talvez pela sua localização, talvez porque lá descobri Neil Hannon e os seus Divine Comedy, uma das bandas da minha vida, ou ainda porque lá tive um dos meus primeiros grandes impactos cinematográficos. No hall da entrada que fica na Avenida da Igreja (esta que se vê na imagem), situavam-se as salas de cinema. Duas, pequenas, acanhadas. Ainda hoje, quando lá vou, me espanto como era possível coexistirem duas salas de cinema naquele espaço. Mas elas lá estavam. Creio que se chamaram ABCine e depois Hollywood, já não sei se por esta ordem ou a contrária. Não me lembro se tiveram outros nomes, sei que já desapareceram. Acho que depois disso o Santo António ficou um pouco mais sombrio, um pouco a exemplo desta Lisboa que, ao que parece, ainda não aprendeu a guardar os seus bons momentos.
Ah, o filme chamava-se Voando Sobre um Ninho de Cucos e falava de algumas demências, das que surgem naturalmente e das outras, que nos vão sendo impostas por aqueles que julgam dominar os nossos destinos!
Bom fim de semana!

Sem comentários: