quarta-feira, 25 de março de 2009

E os outros?


Vai a RTP levar ao ecrã uma nova série documental sobre livros portugueses. Chamar-se-á Grandes Livros e irá ter doze episódios.
Os Maias, de Eça de Queiroz; O Delfim, de José Cardoso Pires; Os Lusíadas, de Luís de Camões; Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco; Navegações, de Sophia de Mello Breyner; Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto; Sermão de Santo António aos Peixes, de Padre António Vieira; Aparição, de Vergílio Ferreira; Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa; Sinais de Fogo, de Jorge de Sena; Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett; Mau Tempo no Canal, de Vitorino Nemésio são as obras e os autores escolhidos.
Não querendo, nem podendo, imiscuir-me na selecção feita, que até considero bastante boa, gostava no entanto, de me espantar por estarmos sempre a bater na mesma tecla! Com a excepção de Cardoso Pires ou de Sophia, parece que não escrevemos nada há mais de 50 anos! Então e os contemporâneos, os modernos, os novos ( e alguns nem o são tanto assim)?
Saramago, Lobo Antunes, Herberto, Mário de Carvalho, Gonçalo Tavares, José Luis Peixoto e tantos, tantos outros. Porquê continuarmos a insistir, sempre, na mesma escrita? Porquê este cheiro a bafio bibliográfico?
A não ser que a RTP continue a lista e, dentro de pouco tempo, tenhamos uma nova lufada de um ar mais fresco, uma renovação literária/televisiva. Acho que a merecemos, a bem da literatura e a bem de uma melhor televisão!

Sem comentários: