sexta-feira, 3 de abril de 2009

O anti-herói


Creio que deve ter sentido um nó no estômago, uma angústia desmedida, um medo inominável. Mas, por outro lado, devia estar pleno de uma tenacidade sem fronteiras, de uma vontade indómita, de uma certeza inabalável.
O momento era único, a decisão era a certa, a dúvida, mesmo que assomasse, era fútil.
A sua expressão denotava coragem, determinação e um enorme sentido do dever. Do dever para consigo próprio, mas sobretudo perante aqueles que dele dependiam naquele dia e esses éramos todos nós.
Todos os que se esforçaram, todos os que batalharam e sofreram, todos os que já não o viram, todos os que vieram a usufruir dessa hora. Todos nós, os que nele colocaram, mesmo sem o saberem, todas as esperanças que haviam ficado caladas por demasiado tempo.
É dele a verdadeira glória daquele dia. É nele que devemos guardar essa memória. É graças a ele que hoje podemos, ainda, embalar este desejo de sermos felizes.
Era bom que o recordássemos, não como alguém que passou a figurar nos livros de História, mas como alguém que deverá ficar sempre presente nas tomadas de decisão e nas atitudes perante a adversidade, perante aqueles, que ainda hoje, nos querem espezinhar sem clemência.
Salgueiro Maia deixou-nos há 17 anos! Obrigado por tudo!

3 comentários:

DoCeu disse...

Obrigado, Chico, por no-lo lembrares.
Saravah, capitão! :'o)

Pan disse...

De nada Xéu!
Foi um prazer!
25/4 Sempre!

nana disse...

pois.
mesmo
e tanto.

..

:,o)