quarta-feira, 22 de abril de 2009

A televisão tablóide


No DN:

«Moura Guedes processa primeiro-ministro
A directora adjunta da TVI decidiu processar o primeiro-ministro depois de Sócrates ter dito na RTP que o Jornal Nacional de sexta-feira é um "telejornal travestido" e uma "caça ao homem".
"Aquilo não é um telejornal, é uma caça ao homem", é "um telejornal travestido", feito de "ódio e de perseguição", disse, queixando-se ainda da ausência de críticas entre os jornalistas ao tipo de jornalismo praticado por Manuela Moura Guedes.
"Vou processá-lo", foi assim que reagiu a directora adjunta de informação e pivô da TVI, Manuela Moura Guedes, contactada pelo DN, depois de ter ouvido a entrevista(…)»


Não creio que seja exclusivamente uma “caça ao homem”, mas também considero que aquele telejornal se caracteriza, sobretudo, por uma informação/espectáculo, pouco dignificante e ainda menos fiável! O jornalismo, para ser considerado como tal, tem que ser sério, factual e concreto, tudo o resto é fogo de vista, é ruído inútil, é opinião fútil. E é isso que se vê naquele espaço televisivo! É uma espécie de reality show, onde tudo pode estar presente. Tudo menos a informação, tudo menos a seriedade, tudo menos aquilo que, supostamente, devia ter!
E aquela senhora, depois de ter sido cantora, deputada e vendedora de detergentes, quer convencer-nos que ainda consegue ser jornalista?
Só mesmo numa televisão tablóide!

Sem comentários: