terça-feira, 7 de abril de 2009

O tolkeniano precoce


«A Lenda de Sigurd e Gudrún", obra inédita e póstuma de J. R. Tolkien, com anotações do filho do escritor, vai ser publicada em Portugal em edição bilingue "o mais tardar em Novembro", informou hoje a editora.(…)»

Ora esta é mais uma boa noticia para os amantes da Terra Média e do universo ficcional de Tolkien, se bem que esta Lenda não se enquadre na corrente do Senhor dos Anéis e não seja, ao que me parece, fruto da imaginação do escritor, mas sim uma sua interpretação de antigas lendas nórdicas, onde ele aliás, muito se inspirou para criar Arda.
Agora a propósito de Tolkien e do Senhor dos Anéis, apetece-me deixar aqui uma breve observação que vem, de alguma forma, contrariar uma ideia minha. A de que a leitura desta obra tinha lugar, sobretudo, no fim da adolescência, tal como dizem os GNR na sua canção SUB-16: «(…) e aos dezasseis nunca se teve tempo de ler O Senhor dos Anéis(…)»
A verdade é que o filho mais velho duns amigos meus, que por acaso é meu homónimo e nasceu no mesmo dia que eu (embora alguns anitos mais tarde), já leu a trilogia completa(aos 10 anos) e ficou completamente fascinado!
Devo então concluir que hoje em dia, ou os jovens são, de facto, mais precoces, ou que este jovem amigo tem uma apetência especial para a leitura, ou então que esta coisa ataca forte os Franciscos que nasceram a 21 de Março!

Sem comentários: