quarta-feira, 29 de abril de 2009

Esquecer jamais!!!


No DN:

«Ontem, nos 120 anos do seu nascimento, houve romaria de populares à campa no Vimieiro e uma missa celebrada em Lisboa.

A campa "todos os dias recebe flores e foi recentemente arranjada depois da destruição que lhe fizeram", contou Manuel Martins, um dos muitos idosos do Vimieiro que prestaram "homenagem" ao ditador. Outra das romagens foi prestada por um grupo de alunos do Centro de Formação Profissional de Águeda que ali fizeram uma visita de estudo. João Caseiro, formador do centro e responsável do grupo, contou à Lusa que "é preciso deixar de pensar no Salazar como um fantasma e compreendê-lo como um homem do seu tempo". Um destes alunos esclareceu que Salazar "não deu a liberdade à população, mas não nos envolveu na II Guerra Mundial". (…)Já entre os locais a admiração nasceu "pela forma simples como viveu", conta Lurdes Santos que cita a inscrição na lápide "modesto sem igual, nasceu humilde e humilde morreu".(…)»


Mas que argumentária!!!!! Mas que lata!!!! Mas que falta de senso, de conhecimento!!! Mas que ignorância! Da História, da morte que se instalou, da ditadura que nos corroeu tantos anos, dos malefícios que ainda hoje nos afligem!

Então e a Guerra Colonial????
E a Pide????
E a pobreza????
E o subdesenvolvimento????
E tudo o resto????

O homem não foi simples! Foi muito complexo! Da maior e mais redundante tirania! Duma insensibilidade medonha perante os seus contemporâneos e conterrâneos!!!
O homem não foi humilde!!! Aliás é difícil encontrar, no século XX português, alguém com uma soberba tão grande!!! Encapotada talvez, mas dum tamanho descomunal! Só um cego não a veria!
Concedo que haja pessoas que dele tenham gostado! Concedo que haja pessoas que dele tenham saudades! Concedo que haja pessoas que lhe prestem, ainda hoje, homenagens.
Mas não posso permitir que o branqueiem, que o tornem limpo e impoluto! Porque não foi! Muito pelo contrário, foi do mais sujo, insensível e malicioso que este país já conheceu! E isso não podemos, nem devemos esquecer, sob pena de nos tornarmos, todos, tão horrivelmente desprezíveis como o tal senhor!!!!

Sem comentários: