quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Lado A e Lado B


Revejo hoje, na revista Visão, que os vinis voltam a estar na moda. É uma moda que se tem vindo a acentuar nos últimos tempos. Nesta notícia ressalta, sobretudo, a quantidade assinalável de lojas que se dedicam, em exclusivo, à venda destes discos. São recuperados os antigos e são editados novos exemplares. Bandas como os The Gift vão fazer, ou já fizeram, a edição de toda a sua discografia neste suporte. Há músicos, como Elvis Costello, que, no seu último trabalho, optou por só editar em vinil e digital. Surgem novos gira-discos, alguns até com ligação directa a leitores de mp3 ou 4. Colocam-se à venda kits de limpeza, com os líquidos próprios, com as escovinhas para as agulhas e o veludo para os discos.
Tudo isto me causa uma certa surpresa, não pensei que o vinil viesse a ressurgir. De qualquer forma, creio que se destina a um nicho muito reduzido de mercado, a certos saudosistas, ou a jovens que, de alguma forma, querem marcar uma certa diferença.
Eu, por mim, nunca deixei de ouvir os meus antigos vinis. Ainda tenho a minha escova, o meu veludo, o meu gira-discos e sobretudo, o grande gozo de conhecer as canções, que sempre me acompanharam, pela sua localização no disco. Lado A, ou lado B!

Sem comentários: