quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Descoberta!


Stephen Hero é o nome de uma obra, póstuma, de James Joyce. É um livro autobiográfico que contém muitas das ideias que o escritor, ainda em vida, explanou em O Retrato do Artista Enquanto Jovem.

Stephen Hero é o nome de uma banda imaginada pelo músico Patrick Fitzgerald, outrora membro e mentor dos Kitchens of Distinction, grupo pouco conhecido por estes lados, mas de uma qualidade assinalável.

Há poucos dias liguei o rádio, sintonizado na Radar. Aí, António Sérgio mostrava-nos, como sempre foi seu hábito, músicas que raramente conseguimos ouvir noutro lado. Duas das músicas que ouvi ficaram-me, muito, no ouvido. Uma voz inquietantemente contagiante, acompanhada por sons que me tocaram imediatamente, ressaltou de entre todas.
Tentei perceber quem cantava. Ontem descobri. Stephen Hero era o seu nome, as músicas chamavam-se My Beautiful One e Foolish Things. O disco, onde se podem encontrar, chama-se Darkness and the Day.
Ao pesquisar algo mais, deparei-me com estas palavras:
«(…)Fitzgerald ploughs a melodramatic pop groove, somewhere between David Bowie and The Divine Comedy (…)», escritas na Q Magazine em Abril de 2002, ano em que este disco foi editado.
Melhores referências eram impossíveis!
Comprei-o ontem e ainda não parei de o ouvir! Não vou parar tão cedo!

Sem comentários: