quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Waving Goodbye


The Gunman and Other Stories foi o último álbum, até agora, publicado pelos Prefab Sprout, em 2001. The Gunman and Other Stories é, muito provavelmente, o último álbum dos Prefab Sprout! O derradeiro, o final, talvez o testamento!
Brilharam muito alto durante os anos 80 e 90, fizeram canções como mais ninguém conseguiu, como mais ninguém foi capaz, como, talvez, mais ninguém imaginou! Nunca foram, é certo, alvo de manifestações de massas, a sua música foi, é, mais refinada, mais pura, mais intensa, menos própria para ouvidos habituados a play lists impostas pelo facilitismo e pelo imediatismo consumista que tudo ordena, sem a mínima preocupação pela saúde auditiva dos consumidores. Mas, felizmente, ainda surgem, de tempos a tempos alguns génios que nos redimem perante a música e nos fazem crer que a procura pela excelência não é luta vã.
Os Prefab Sprout, pela mão firme e genial de Paddy McAllon, foram dos grandes arautos dessa "diferença", dessa capacidade de espalhar o espanto e não o deixar morrer, de nos maravilhar com a simplicidade que a beleza pode ter.Fizeram grandes, enormes discos e deixaram-nos com The Gunman, já no século XXI. Nele, aparentemente, desenharam as paisagens imensas, agrestes e quentes do Far-West, mas, no fundo, o que fizeram, como sempre, foi oferecer-nos os sons do nosso contentamento, as palavras que nos sacodem, que nos acalentam, que nos fazem sorrir e também chorar. A voz inconfundível de Paddy, confunde-se com a nossa própria voz, as suas visões imortais passam a ser nossas também e deixamo-nos, mais uma vez, embalar por estas canções que nos elevam a alma. Nos tornam mais valentes!!!

«(...)Not long for this world, not long for this world
going the way of all valiant soldiers
standing in line and waving goodbye.(...)»

Até sempre Paddy!!!!

Sem comentários: