sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Emoções


O que será que faz o mundo girar?
Não, não me falem de forças gravitacionais, de químicas e físicas que só alguns iniciados entendem, de astronomias precisas, de rotações e translações cegas e frias.
O que faz o mundo girar são as pessoas! No entanto, também são elas que o fazem parar. E quer-me parecer que, nos nossos dias, está mais vezes parado do que em movimento. Vazio, estéril, fixo, imóvel, triste!
De quando em vez mexe-se. "E, no entanto, ela move-se" afirmava Galileu. Move-se sim, mas não no sentido que o astrónomo lhe dava. Move-se porque alguém sorri, move-se porque alguém pega numa flor e olha o Sol, move-se porque alguém dá as mãos e caminha, porque uma borboleta bate as asas e provoca um furacão, porque uma qualquer paisagem faz saltar o coração.
Ela move-se porque as emoções o permitem. É essa a sua força motriz. E, de cada vez que uma criança ri com vontade, de cada vez que um velho deixa cair uma lágrima de contentamento, de cada vez que uma memória aterra num coração e lhe dá brilho, o mundo avança mais um milímetro e assim vamos sabendo que a vida não mais irá acabar!

Sem comentários: