sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O prazer e o best-seller


«(...)Temos supostamente grandes autores, mas ninguém os consegue ler, são intragáveis. Mas como ninguém os pode culpar, porque são tão bons que ai daquele que os criticar, a culpa é sempre dos leitores. Grande parte dos escritores portugueses gosta de uma escrita experimental, mas a generalidade dos leitores detesta-a. Creio que foram justamente esses leitores que eu fui buscar.(...)
Os meus romances são muito meus. Não conheço nenhum autor que escreva os romances como eu os escrevo.(...)
Sinto-me à vontade com qualquer género, o que importa é que eu e o leitor tenhamos prazer.(...)»
(sublinhados meus)

Estes são excertos de uma entrevista que José Rodrigues dos Santos concedeu ao DN, a propósito do lançamento do seu último livro.
Eu, que até já li três livros deste senhor, e sou apenas um mero e simples leitor, confesso que o prazer que tive ao lê-los, foi diminuindo à medida que o fazia! De um codex com algumas esperançosas expectativas, passei a uma fórmula que me deixou muitas dúvidas e a um selo que me causou desconforto, talvez porque a experimentação ali tentada tenha sido tão desastrada que não deixou nenhum espaço para uma réstia de prazer.
Creio que ainda ninguém explicou ao senhor pivot, que o conceito de best-seller não é equivalente ao de qualidade! Creio que ninguém lhe conseguiu dizer que, pelo facto de aparecer quase todas as noites a debitar noticias, não lhe dá estatuto de verdadeiro escritor! Ao contrário de outros!!
É óbvio que lhe dou (e quem sou eu para lhe dar alguma coisa!) alguma admiração por ter capacidade para escrever e publicar, mas sendo leitor assíduo de muitas leituras e gostando de ter prazer nessa actividade, também lhe gostava de dizer que com as suas letras não consigo, embora ainda tente, obter mais que uma gritante impotência que resulta, se calhar, de uma incapacidade (minha) em gerir um arrazoado de bazófias de quem, no mínimo, deveria gostar de ser mais que um mero vendedor de livros por atacado!

Sem comentários: