quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O Último Anel


Quem já se deixou invadir pelo mundo fantástico da Terra Média, pelas histórias maravilhosas saídas da imaginação de Tolkien, pela inebriante vivência dos elfos, dos hobbits, dos istari, dos anões e de tantas outras raças e seres, sabe que os piores inimigos por ele criados, de alguma forma a face mais visível do mal, os operacionais desse mal, foram os orcs. Guarda avançada de Sauron e Saruman, os orcs primam pela sua fealdade, maldade e não possuem, talvez por não serem capazes, nenhuma réstia de piedade, beleza, "humanidade".
Foi assim que Tolkien os desenhou, foi assim que lhes deu vida, que os pensou e foi assim que eles viveram, se movimentaram e cumpriram o seu fadário.
Mas se, agora, alguém lhes desse voz, outra voz. Nos mostrasse que, afinal, os orcs até têm sentimentos, até podem ter sido bons e que, apenas, circunstâncias alheias à sua vontade real, os transformou naquilo que conhecemos?
Um escritor russo Kyril Yeskov, teve a ousadia de os dar a conhecer de outra maneira, de desafiar o mundo fantástico de Tolkien e vir dizer-nos que os orcs, possivelmente, é que são os bons da história!!???
Eu, por mim, não vou nisso. A ideia parece-me curiosa, mas, como fiel leitor e admirador de Tolkien, os orcs serão sempre horríveis, maldosamente horríveis. De qualquer maneira não deixarei de espreitar esta versão alternativa, este Último Anel, para, que mais não seja, concluir que o Universo da Terra Média, ainda hoje faz sonhar e encantar, mesmo que através dos olhos de um qualquer orc... mau!!

Sem comentários: