quarta-feira, 21 de maio de 2008

A final INGLESA!!!


Não! Esta final da Liga dos Campeões não é portuguesa, como muito boa imprensa nacional, desportiva e não só, quer dar a entender! É certo que há lá alguns jogadores originários do nosso país, mas isso não faz com que o jogo e a competição tenham algo a ver connosco enquanto país e que o nosso interesse nele seja maior do que o interesse por qualquer outra final desta competição. Tudo o resto é querer fugir para frente, é querer criar notícias onde elas não existem, é desejar garantir méritos onde eles nunca surgiram.
A final em questão é entre duas equipas inglesas, o que é sintomático quanto ao estado do futebol deste nosso velho continente. São inglesas porque, se há país onde o futebol é levado a sério, com profissionalismo e sem apitos coloridos, é exactamente aí, na velha pátria do futebol!
Portugal estará representado neste jogo, mas não como país! Calhou haver jogadores portugueses nestas equipas, mas também os há da Costa do Marfim, de França, da República Checa, da Alemanha, da Ucrânia, do País de Gales, da Argentina, da Holanda, da Sérvia, da Coreia do Sul, do Brasil, da China, da Nigéria, do Peru, de Itália, de Israel, de Espanha, da Irlanda e espero não ter falhado nenhum.
Por tudo isto, não vale a pena pormo-nos em bicos dos pés a não ser que tal seja necessário para se poder espreitar o jogo.
Já agora, no próximo mês sim. Aí estará uma equipa portuguesa em jogo e aí sim, devemos puxar dos galões, se a tal nos permitir o engenho e a arte!

Sem comentários: