quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A(s) realidade(s) colorida(s)


Dizem-nos que é vermelha quando alguns de nós vimos, perfeitamente, que é amarela, ou até laranja! Quantas tonalidades terá a realidade que nos cerca? Quanto olhos a vêem exactamente como está pintada? Será que a realidade é, mesmo, real? Ou estará mascarada consoante as suas necessidades, vontades ou eventualidades? Estará certa daquilo que é? Ou estará meramente equivocada, enganada nos seus desígnios, perdida nas suas finalidades?
Será que a queremos, realmente, ver como se nos apresenta, ou nós próprios a pintamos conforme nos convém? Será que nela acreditamos ou a tomamos como mero acessório das nossas conveniências. E será que hoje vemos vermelho onde ontem estava amarelo?
Existirá mesmo uma realidade concreta, ou tudo serão visões de quem por ela vai passando?
No mundo globalizado, como pretendemos que o de hoje seja, estamos preparados para encarar a vida todos da mesma maneira? É necessário que isso aconteça? Vamos reduzir a paleta a uma infeliz pobreza cromática?
Porque não deixar que a vida nos dê as cores que mais desejamos? Porque não pintamos a terra de acordo com o nosso gosto?
Porque não continuamos a combater os moinhos de vento???

Sem comentários: