sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Ai Portugal


No Público de hoje:

«SEDES alerta para crise social de contornos difíceis de prever
21.02.2008 - 23h00 Luciano Alvarez
Sente-se em Portugal “um mal estar difuso”, que “alastra e mina a confiança essencial à coesão nacional”. Este mal-estar e a “degradação da confiança, a espiral descendente em que o regime parece ter mergulhado, têm como consequência inevitável o seu bloqueamento”. (…)
E se essa espiral descendente continuar, "emergirá, mais cedo ou mais tarde, uma crise social de contornos difíceis de prever".
Este é um dos muitos alertas lançados pela Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (Sedes) - uma das mais antigas e conceituadas associações cívicas portuguesas -, num documento ontem concluído e dirigido ao país. (…)
Principais visados: o Estado, em geral, e os partidos políticos, em particular.
E para este "difuso mal-estar", frase que é o pilar de todo o documento, a Sedes centra-se em algumas questões: degradação da confiança no sistema político; sinais de crise nos valores, comunicação social e justiça; criminalidade, insegurança e os exageros cometidos pelo Estado.»

Sim, porque o que interessa aos portugueses é estarem a par dos futebóis, dos casamentos e separações dos pseudo-famosos que temos, das telenovelas vazias que as televisões vão passando, do que se passa em casa do vizinho e vamo-nos esquecendo do que é importante, daquilo que nos pode elevar enquanto pessoas. Aliás, parece que nos vamos esquecendo de que somos, efectivamente, pessoas, de que vivemos em sociedade e de que o nosso umbigo é igual ao do nosso semelhante!
Ai Portugal, Portugal!!!

Sem comentários: