segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Apre!!!


Li este fim de semana num nosso semanário, citando um jornal inglês, que a figura nacional que os portugueses mais admiravam, por quem nutriam maior orgulho, a quem mais idolatravam, era o sr. Cristiano Ronaldo!!!!!!!!????????
Admirado, ou talvez nem tanto assim, fico eu!
Até gosto de futebol, até acho que este senhor é um excelente praticante, com dotes técnicos acima da média, mas daí até admirá-lo, IDOLATRÁ-LO?????????
Good Heavens, como dizem os amigos do tal senhor!
Porque será que colocamos um praticante de futebol nos píncaros da fama? Na suprema representação do orgulho nacional?
Não deve ser pelos dotes oratórios do senhor, que, me parece, todos conhecemos muito bem, ou será mal? Também não deve ser pela sua veia artística, apesar de alguns bem intencionados nos quererem fazer crer que o futebol é uma arte. Muito menos pelas suas capacidades em acrescentar mais valias fundamentais na elevação da palavra escrita, embora muitos dos seus colegas de arte o tentem fazer agora.
Está bem de ver que nos preocupamos muito mais com o pontapé na bola, do que com as coisas que, digo eu, deviam ser importantes, como, sei lá, a literatura, a música, ou, simplesmente, o bem estar físico, emocial e até material das nossas gentes. E depois criamos estes ídolos com os seus grandes egos e os seus enormes pés de barro que, embora talentosos para os chutos, não me parece que acrescentem algo mais à nossa qualidade de vida.
Como todos os ídolos, este há-de passar e novos hão-de surgir e, para mal dos nossos pecados, afigura-se-me muito complicado que os novos sejam indicadores de uma elevação da nossa atitude perante a massificação dos gostos, perante a carneirada surda, cega e muda em que nos vamos tornando.
Mas é normal que isso aconteça, afinal, é também por isso que continua a haver elites, para não termos que gostar todos da mesmas coisas, para que possamos não ser obrigados a ir ao pavilhão Atlântico assistir, por exemplo, aos concertos do Tony Carreira!!!!
Apre!!!!

Sem comentários: