![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgX48Nb1UXI3t8TIqUbxoOfmPs0iilr3NKsvyckGnV9AH-7-PupeAa7YiHhWmL60XBM1ugccC3zrDh5P7PrCG-1YS3yHQUBdYS9rBlFGDXM78oJYPG-KEPI784b-lJopdVlYnXX/s320/28maio.jpg)
Vieram de Braga, encabeçados por um militar de porte altivo e de bigode farfalhudo.
Parece que estavam fartos da rebaldaria em que a 1ª República se tinha transformado.
Parece que queriam ordem e sossego. Vieram por aí abaixo há 83 anos e, pensavam eles, iam tornar este pequeno país, tão dilacerado, em algo melhor, ou não!
Abriram caminho para que o António de Santa Comba descesse também à capital e por aqui se mantivesse, agarrado à cadeira, durante anos demais! Até que um dia ela, a cadeira, cedeu. Ou terá sido a banheira? Tanto faz!
Infelizmente o pequeno país não melhorou e ainda hoje, apesar de tantos anos já terem passado, não se conseguem vislumbrar melhoras acentuadas.
Há datas que preferíamos não recordar, mas, no fundo, a memória não deve ser apagada e, tenhamos esperança, com a recordação de dias menos felizes, talvez consigamos evitar erros semelhantes. Ou, pelo menos, evitar que bigodes farfalhudos e provincianos santos protectores nos continuem a subjugar as vontades.
Sem comentários:
Enviar um comentário