quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Entropa


Chama-se ENTROPA, foi realizada por um artista plástico checo de nome David Cerny e pretende representar alguns estereótipos dos vários países que compõem a União Europeia. A ideia até pode ser simpática, procuraria, talvez, desmistificar alguns preconceitos, pôr as pessoas a rirem-se de si mesmas, numa espécie de exercício que poderia permitir que o humor trouxesse algum bom senso aqueles que nos regem os destinos. Não sei bem quais as reacções oficias. Parece que quem a viu teve diferentes comportamentos, desde o choque absoluto, ao riso, até à extremada repulsa.
Por aquilo que consigo ver, parece-me que o autor conseguiu mesmo chocar e se alguns países são retratados com alguma graça, outros há que roçam o muito mau gosto e há aqueles cuja incompreensão é evidente.
Retratar a Bulgária com uma retrete turca, ou a Alemanha como uma espécie de suástica rodoviária, não serão momentos muito inspirados!
Alguma graça tiveram a França, com um cartaz onde se lê a palavra Greve e a Itália, transfigurada num imenso campo de futebol.
Já Portugal é transformado numa tábua onde se instalam vários nacos de carne com as formas das ex-colónias (Brasil incluído). Interpretações aceitam-se.
Pior (ou não) ficou o Reino Unido que nem sequer aparece!

Sem comentários: