segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Astérix continua...


No JN:

«As histórias de Astérix vão sobreviver ao seu criador

As histórias de Astérix continuarão após a morte dos seus criadores, segundo a editora da popular personagem de banda desenhada, que anunciou ter autorização para tal de Albert Uderzo, o seu desenhador, de 81 anos.
A informação já circula nas publicações especializadas em banda desenhada de França, de onde a notícia surgiu , quando o semanário especializado Livres Hebdo revelou que Uderzo autorizou a continuação das aventuras do guerreiro gaulês e de Obélix, o que foi confirmado pela sua editora.(...)»

Esta é um noticia que me deixa dois estados de espirito antagónicos. Por um lado regozijo-me pela continuação das Aventuras de Astérix, por outro tenho receio que a qualidade e a individualidade da obra sejam adulteradas!
Temos exemplos na BD que nos mostram estas duas facetas. O mau exemplo do Spirou pós Franquin e o bom exemplo das novas aventuras de Blake e Mortimer!
De qualquer forma e apesar do desenho de Uderzo ser inultrapassável e de ser imagem de marca da série, esta nunca mais foi a mesma desde a morte de Goscinny!

Sem comentários: