terça-feira, 3 de junho de 2008

Desliguem-nos já!


Das noticias:

«Jovens portugueses estão viciados no telemóvel
A dependência dos telemóveis é uma das características que marca a sociedade actual. Para perceber até que ponto os jovens andam de mãos dadas com aqueles dispositivos, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa decidiu efectuar um estudo, denominado "E-generation: os usos dos media pelas crianças e jovens em Portugal".
Através desta análise conclui-se que seis em cada dez alunos [!] nunca desligam os telemóveis quando estão na escola(...). Não ter o dispositivo consigo ou mantê-lo desligado é algo que, para 54 por cento dos inquiridos, causa muita ansiedade.(...)
A necessidade de se manter contactável leva a que 21 por cento dos jovens não desligue ou tire o som do telemóvel em situação alguma, nem quando estão em velórios, funerais, missas, consultas ou em tratamentos médicos.»

Ou seja a teledepedência já é uma doença grave! Doença que provoca ansiedade, ataques de pânico e estupidez generalizada!
Creio que o Ministério da Saúde devia entrar em campo e promover directivas que limitassem o uso deste objecto que, no fundo, mais não é que um produto altamente viciante e, como tal, nocivo à saúde pública. É bom estar comunicável, tal como é bom fumar um cigarrinho, ou beber um copo, mas, tal como dizem os nossos zeladores, há limites para tudo. E se fumar mata e se conduzir não beba, também temos que ter capacidade para desligar o telemóvel quando as situações a isso o aconselham.
Senão arriscamo-nos a não saber falar pessoalmente, a não saber escrever,no fundo a não saber viver em comunidade!

Sem comentários: