quarta-feira, 24 de junho de 2009

Neda somos nós


Esta jovem morreu em Teerão, atingida a tiro por alguém que estava do outro lado duma barricada. Esta jovem tornou-se um símbolo de uma vontade de mudança. Era necessário que esta jovem morresse, esta ou uma outra qualquer, mas era fundamental que houvesse uma morte em directo, uma morte que corresse mundo, que mostrasse aos nossos corações deitados no sofá que há lutas justas que se sucedem a muitos milhares de quilómetros e que nos fazem tremer de raiva, nos fazem soltar impropérios perante as injustiças do mundo, perante os regimes opressores que grassam pelo planeta, nos confundem na nossa placidez quotidiana, nos abanem, ainda que por breves momentos, na nossa surdez perante o que se passa lá fora.
Somos assim, clamantes pela justiça, ofendidos pela crueza e desumanidade a que todos os dias assistimos pela televisão.
Neda morreu, atingida por um tiro.
Na verdade, todos os dias vários tiros atingem muitas Nedas por todo o mundo, até aqui no nosso recanto, onde pensamos que coisas destas não acontecem. A voracidade mediática traz-nos as imagens, desconforta-nos e tranquiliza-nos por as sabermos longe.
A vida, hoje, faz-se em directo e nós, todos, estamos no centro da acção, porque, quando menos esperarmos, uma bala perdida pode vir atingir-nos e, mesmo que não o desconfiemos, há sempre uma câmara apontada na nossa direcção.

Sem comentários: