sexta-feira, 5 de junho de 2009

The boy with the green hair

Há muitos anos lembro-me de ter visto este filme. Vi-o quando era criança, numa televisão a preto e branco. Na altura não entendi completamente a mensagem anti-bélica que agora me é evidente. Marcou-me, sobretudo, a visão dos órfãos de guerra, destes que se podem ver nestas breves imagens. Senti-me incomodado por elas e pela tristeza que passam. Pela descriminação, pela falta de respeito pela diferença, pela intolerância cega que todos nós, no fundo, temos dificuldade em evitar. Hoje veio-me repentinamente à memória, saído do nada, ou, se calhar, dum cantinho que vai guardando estas pequenas chamadas de atenção, para que não esqueçamos que o mal anda por aí, à nossa espreita e que nunca é demais estarmos atentos e conseguirmos ir dizendo, de vez em quando, que a diferença não é um erro e que a guerra nunca poderá resolver isso, nem isso nem nada!

Sem comentários: