quarta-feira, 24 de junho de 2009

Colditz


Ao vaguear pela rede, ao ver nostalgias várias, lembrei-me desta série, que deve ter passado na RTP lá pela segunda metade dos 70. Era uma realização da BBC e, como tal, era duma qualidade assinalável. Contava a história de um conjunto de oficiais aliados, sobretudo ingleses, mas também americanos e franceses e das suas desventuras numa prisão de alta segurança alemã, situada num castelo de nome Colditz, que existe de facto.
A trama central de série passava pelas tentativas de evasão que os prisioneiros levavam a cabo, mas, ao mesmo tempo, dava-nos várias histórias baseadas nas relações humanas que entretanto se formavam no interior do presídio, quer entre os diferentes prisioneiros, quer entre estes e os seus carcereiros.
Tenho uma ideia um tanto difusa dos episódios que vi, mas sei que gostei muito, a ponto de ter comprado, nessa altura, dois livros da autoria de P.R.Reid (que foi prisioneiro no castelo) que estiveram na origem da série e dos filmes que antes e depois dela foram realizados a partir das memórias de Reid.

Sem comentários: