sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

No Ar (1)


Houve alturas em que ao ligarmos o botão do aparelho de rádio sabíamos ao que íamos. Íamos á procura das vozes que nos acompanhavam todos os dias, das suas conversas, das músicas que nos ofereciam, daqueles momentos que considerávamos únicos. Nessa altura havia programas, havia horas especificas em que as vozes nos eram familiares, em que as músicas nos aqueciam, em que as conversas nos preenchiam agradavelmente.
Hoje, com raras e muito honrosas excepções, já quase que não há nada disso. Hoje vivemos no reino das playlists, que, para além de serem cansativamente repetitivas, espelham unicamente aquilo que um mainstream cego nos quer impor.
Vou começar agora a relembrar alguns desses momentos bons que ainda recordo com imenso agrado, que ainda enchem as minhas memórias radiofónicas, que me fazem acreditar que ouvir rádio era uma actividade muito prazenteira. Falarei também de alguns dos momentos que, ainda hoje, nos fazem acreditar que nem tudo está perdido e que continua a ser possível ligar o tal botão mágico e sentirmo-nos NO AR!

MORRISON HOTEL - Rui Morrison na Rádio Comercial
Uma hora da melhor música, com a calma necessária à hora em que era transmitido, da meia-noite à uma. Todas as noites antes de adormecer, para que o sono fosse mais suave...

Sem comentários: