segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Cartaz TV (34)


Durante os primeiros 25 anos de televisão em Portugal, um dos momentos mais fortes do ano era, sem dúvida, o festival da canção! Havia uma expectativa enorme nessa noite, pelas canções que lá surgiriam, pela votação que se seguia e que era imitada quase em cada lar onde o festival ia sendo seguido atentamente. Geravam-se claques espontâneas e levava-se a sério a disputa!
Por esse evento passaram, durante esses anos, os maiores nomes da chamada música ligeira nacional, bem como se fizeram ouvir muitas das palavras mais belas escritas para canções portuguesas.
Era um momento ímpar, ponto mais alto de, praticamente, todo o ano televisivo. Hoje o festival passa despercebido. Hoje o mundo da canção tem muitos outros caminhos, o festival da canção passa por ser, aliás, um dos momentos mais deprimentes da actual programação televisiva. Restam-nos algumas memórias de canções e interpretações que fizeram história e que contribuíram muito para além da mera audição e fruição musicais.
Verão, Tourada, E Depois do Adeus, Desfolhada, Ele e Ela, são, apenas, alguns (poucos) dos brilhantes momentos que aí se viveram. Foram vistos a preto e branco, mas, certamente, que coloriram, de forma significativa, aqueles dias em que nos foram mostrados.

Sem comentários: