sexta-feira, 22 de junho de 2007

O País de Garibaldi


A Itália é, na minha opinião, o mais "especial" dos países europeus.
É um país cheio de contrastes, de imensos génios e alguns, enormes, demónios!
Foi aí que nasceu, cresceu e se expandiu o génio, a crueldade da civilização romana, que se estendeu por todo o "mundo conhecido" da altura. Foi também aí que nasceu a língua, original, que hoje se transformou em línguas faladas por muitos milhões de pessoas, em todo o mundo.
Foi um "país" que gerou génios como Dante, Italo Calvino, Dario Fo, Alberto Moravia ou Tabucchi nas letras! Scola, Bertolucci, Visconti, Tornattore, Antonioni ou Felini no cinema! Em filmes como Cinema Paraíso, ou Armarcord, ou 1900, ou Senzo! Com actores como a Loren, Gassman, Mastroianni ou Ana Magnani!
Um país onde os governos nunca duram muito, mas onde a instabilidade política não é sinónimo de desgoverno. Um país onde "reinou" um dos piores ditadores da História, com uma das mais cruéis ideologias, mas onde, também, viram a luz da vida e do encantamento Verdi, Puccinni, Pavarotti ou a "desenhada" Castafiore! E desenhadores tão excelentes como Pratt ou Manara!
Um país que "criou" a Mafia e a Camorra, mas também criou Galileu, Da Vinci ou Miguel Ângelo! Ou Casanova!
Com cidades tão belas, imponentes e inesquecíveis como Veneza, Roma, Milão, Florença, Nápoles, Verona, Génova e o Vaticano!
E, até, com um dos "futebóis" mais famosos do mundo, tetra campeão mundial e com clubes tão importantes como Juventus ou AC Milan.
Um país que tem a Fiat e a Ferrari; que dá cartas na moda e na elegância, que tem das mais bonitas paisagens e pessoas (apesar dos seus "Feios, Porcos e Maus") e com uma língua que será, seguramente, das mais cantantes de todo o planeta!
É um país que merece destaque, é um país que merece um conhecimento maior e, porque não, uma paixão e um gosto especiais.
Com os seus contrastes, as suas belezas, os seus delírios e demónios, Itália é, sem dúvida, única e, definitivamente, marcante!
E, não, eu não sou italiano, embora não me importasse de ter sido!
CIAO...

Sem comentários: