quinta-feira, 28 de junho de 2007

O japonês de que gosto

Já aqui referi que não simpatizo muito com os japoneses. Nem sei bem porquê. Talvez devido à forma como encaram a vida, talvez devido ao que fizeram durante a II Guerra Mundial, talvez devido aos anime e aos mangas, talvez devido ao facto de andarem a vasculhar o mundo como formigas, sempre agarrados às máquinas fotográficas e de vídeo, sei lá, não simpatizo e não sei explicar porquê. Mas, no meio dessa antipatia toda, surge algo que me é simpático, ou melhor alguém, ou melhor ainda, a música de alguém. Concretamente de Ryuchi Sakamoto!
É ímpar o seu talento e a capacidade de inovar e colaborar com tanta gente, de tantos lugares diferentes e de latitudes musicais tão diversas, mantendo, no entanto, uma qualidade acima da média.
David Sylvian, David Bowie, Roddy Frame, Iggy Pop, Caetano Veloso, David Byrne, Virginia Astley e até o "nosso" Rodrigo Leão, são alguns desses nomes. E em qualquer destes casos, como na maioria de todos os outros, a marca de Sakamoto acrescenta ainda mais qualquer coisa ao que de bom eles já têm.
Eu gosto particularmente de um disco deste japonês sui-generis, chama-se Sweet Revenge e, de facto, soa-me como uma doce vingança "contra" mim, que tenho esta mania de dizer que não gosto de japoneses!

Sem comentários: