segunda-feira, 11 de junho de 2007

Ler histórias


Os dois últimos livros que li foram escritos por dois autores portugueses. Um consagrado, Fernando Dacosta, O Viúvo e outro por um menos consagrado, mas já com obra significativa, se não em número, pelo menos em qualidade, Domingos Amaral, Enquanto Salazar Dormia.

Dacosta escreve muito bem, com uma mestria dificil de igualar. Amaral escreve bem também e tem uma outra virtude, que, actualmente, valorizo muito mais, sabe contar uma história!
Comprei os dois livros porque me "prometiam" histórias sobre Portugal, sobre a História recente no nosso país. O Viúvo sobre os últimos anos da ditadura, Enquanto Salazar Dormia, sobre Lisboa nos anos da II Guerra Mundial.
O que aconteceu foi que, no primeiro "não" encontrei uma história, encontrei divagações, pensamentos, reflexões, tudo muito bem escrito, com uma certa poesia, com muito estilo, mas com pouco "sumo". O segundo pode não ser um tratado sobre prosa poética, mas tem emoção, divertimento, suspense e uma excelente história, que passa por Lisboa, por Portugal, pela Guerra e por homens e mulheres que nos parecem de carne e osso, que vivem e sobrevivem, que riem e choram, que se emocionam e também nos emocionam, não são apenas reflexões, divagações, frases bonitas.
Hoje o que procuro num livro é uma boa história, uma história que me faça ficar "pregado" ao livro até ele acabar, me emocione e me cause uma certa pena por ter chegado ao fim.
E isso Domingos Amaral conseguiu muito bem, enquanto Salazar ia dormindo.

Sem comentários: