quinta-feira, 14 de junho de 2007

Jornalistas??


Ainda há pouco ouvi, num noticiário desportivo de uma rádio nacional, um repórter afirmando que, ao contrário do que passa nas provas de futebol da FIFA e da UEFA, nos Jogos Olímpicos a representação futebolística da Inglaterra não seria feita em seu nome, mas sim em nome da Grã Bretanha. Ouvido assim, e de repente, parece não haver nenhum erro, mas há! Há e é grosseiro, ainda para mais na boca de um jornalista, que deve, no mínimo, ter cuidado com afirmações incorrectas, pois estas passam como certas e mais gente poderá incorrer neste e em outros erros que sejam transmitidos como sendo verdades.

Ah e já agora a Grã Bretanha é a ilha maior que compõe o Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte. Ilha onde se situam três das quatros nações que constituem este Reino: Inglaterra, Escócia e País de Gales. A outra nação é a Irlanda do Norte, também conhecida como Ulster, que partilha a ilha mais pequena com a República da Irlanda (Eire). Do Reino Unido fazem ainda parte outras pequenas ilhas que se situam nas redondezas, como, por exemplo a Ilha de Man, ou as Ilhas do Canal.
Isto tudo sem prejuízo, evidentemente, de, num futuro mais ou menos próximo, este Reino Unido se vir a desmembrar em nações independentes, como parece ser vontade de alguns escoceses e norte irlandeses, mas isso serão outras histórias.
Por agora interessava só que o jornalismo português não se encharcasse tanto nas águas do "English Channel"!

Sem comentários: