sexta-feira, 3 de março de 2006

Obra imortal


A 3 de Março de 1983 Hergé deixava, aos 75 anos, o mundo dos vivos, a sua obra prima, no entanto, permanece mais viva que nunca.
Deixo aqui a minha pequena homenagem a quem me deu tantos momentos de prazer.

Durante todos estes anos vimos nele um exemplo, quisemos imitá-lo, quisemos conversar com ele, partilhar-nos com ele, visitar a sua casa, acompanhá-lo nas sua viagens, conhecer e conviver com os seus amigos, tornarmo-nos seus amigos, inseparáveis.
Durante todos estes anos seguimo-lo para todo o lado, esperámos por ele e sofremos com as suas faltas.
Muitos de nós nem sabíamos quem estava por detrás dele, nem com isso nos preocupávamos, vivíamos egoisticamente esperando por ele e entristecíamos quando não dava notícias.
Pouca importância era dada às cinco letras que sempre acompanharam o seu nome - Hergé - ; eram outras as letras que nos faziam vibrar - Tintin. Sílaba repetida, motivo de alegria e de sonho para cada um de nós.
Assim foi, assim é e assim será decerto, definitivamente...
Ao longo de 62 coloridas páginas, emocionávamo-nos, tremíamos de medo ou de excitação, ríamos sem parar e ficávamos felizes por fim, quando ele "ganhava" mais uma vez; mas isso era o menos importante, importante era podermos estar com ele; cem vezes o mesmo livro, de cada vez cem sensações diferentes.

É todo um mundo, acessível a todos, partilhável por todos, mas entendido de milhões de formas diferenciadas, consoante cada sensibilidade que nele entre e se deixe enredar.
E é um prazer memorizar frases, situações, locais, personagens e recordar todas as sensações como se fossem as primeiras e únicas.
E é tão bom partilharmos este gosto e esta vontade de pertencer a esse mundo, de nos sentirmos familiarizados com a "família de papel", que, mesmo sendo de papel, é tão viva e actuante que a sentimos como se de carne e osso fosse e como se falar com ela fosse possível. E, de facto, é-o, basta tentar e acreditar nessa possibilidade e depois de se conseguir a primeira vez tudo o resto é possível.
Dos "7 aos 77", para aquém e para além, é só querer, COM MIL MILHÕES DE RAIOS E TROVÕES !!!

Sem comentários: