quinta-feira, 16 de março de 2006

A lua continua aqui!


Há pouco tempo, ao fazer zapping, parei na SIC Radical, onde passava uma série que fez as minhas delicias algures pela adolescência.
O comandante Koenig, a Dr.ª Russel, o Prof. Bergman, o Alan e os outro todos viviam extraordinárias histórias de antecipação científica. A lua tinha saída da órbita terrestre e vagueava ao sabor dos ventos espaciais. Na base lunar Alpha a vida era uma constante surpresa e as naves Águia iam sobrevoando aqueles céus negros, cheios de milhares de estrelas e novos planetas prontinhos a serem descobertos e explorados. Em 1976 antecipava-se o dia 13 de Setembro de 1999, dia em que a lua decidiu partir à aventura.
O Espaço 1999, criado por Gerry Anderson foi, e parece-me que continua a ser, uma das séries de maior culto que o universo televisivo nos ofereceu e sendo de ficção cientifíca tudo lá nos soava a novidade, mesmo que, aos olhos de hoje, algumas coisas estejam, de facto, muito datadas e não cumpridas. Lembro-me, por exemplo, do enorme computador de bordo, que ocupava uma parede da sala de comando e debitava compridas folhas de papel esburacado e espanto-me, sobretudo, com facto de, hoje, 2006, a lua não ter cumprido esse seu fadário de errância.

Sem comentários: