quarta-feira, 15 de março de 2006

Mundos paralelos


Mundos paralelos, dos quais muito poucos têm conhecimento, que se podem aceder através de uma faca especial que corta o espaço e abre janelas que permitem entrar noutros mundos, alguns semelhantes ao nosso, outros completamente diferentes.
Histórias densas e perturbantes, em que a eterna luta entre o bem e o mal está mais vincada que nunca, mas onde esses valores não estão tão definidos que sejam facilmente perceptíveis.
Pessoas que têm os seus alter egos materializados em génios, normalmente em forma de animais, que os acompanham para todo o lado, sem génio é impossível sobreviver.
Ursos do Norte que falam e lutam; anjos diabólicos que tudo fazem para alterar o curso da vida e do(s) mundo(s); criaturas fantásticas que é impossível concebê-las por inteiro; a descida ao inferno, ao mundo onde "vivem" os mortos; a decadência evidente de Deus. Tudo isto e muito mais nos é oferecido por Philip Pullman, autor consagrado por vários prémios, na sua trilogia His Dark Materials, conhecida em Portugal como Mundos Paralelos: Os Reinos do Norte; A Torre dos Anjos e o Telescópio de Âmbar.
Misto de mito clássico, thriller, conto de fadas, história fantástica, tratado de filosofia e teologia, esta obra em que Lyra e Will, dois adolescentes de mundos diferentes passam pelas mais incríveis aventuras, consegue maravilhar e incomodar ao mesmo tempo. Quem os lê não consegue ficar indiferente, são, por isso, de leitura obrigatória.

Sem comentários: