segunda-feira, 16 de julho de 2007

Ibéria


No D.N. de hoje:
«Saramago acusado de ser "incapaz de defender Portugal"
Dívida para com a língua portuguesa, ortodoxia marxista-leninista, interesse pessoal, uma provocação que deve ser motivo para reflexão... São algumas reacções à entrevista de José Saramago ao DN de ontem, em que o Nobel afirmou: "Portugal acabará por integrar-se na Espanha"
(...)
Numa entrevista publicada na edição de ontem do DN, o escritor José Saramago afirmou: "Portugal acabará por integrar-se em Espanha." Uma declaração citada em vários órgãos de informação internacionais e que foi alvo de duras críticas não só por parte de Martins da Cruz mas também dos escritores Vasco Graça Moura ou Manuel Alegre.(...)»

Eu, cá por mim, atrevo-me a dizer que Portugal já está integrado em Espanha. Se calhar sempre lá esteve. Internacionalmente somos muitas vezes vistos como sendo mais uma província espanhola. Económica e financeiramente, a maior parte das multinacionais que operam na Ibéria (incluindo o território português) tem a sua sede em Madrid; uma grande parte das lojas mais conhecidas e rentáveis em Portugal, são de origem espanhola, assim como muitos dos bancos "nacionais". Por isso não me admiro que Saramago, que vive em Espanha, que escreveu Jangada de Pedra, sinta e expresse essa "realidade".
E depois o nosso país, velho de 8 séculos, surgiu de um contexto espanhol, tal como Leão, Castela, Navarra, Aragão, Galiza, Catalunha ou o País Basco. Aqui falamos português, tal como os galegos falam galego, ou os catalães catalão. É verdade, ainda comemoramos o 1º de Dezembro, mas quantos de nós sabem o que isso significa? E será que nos mantemos mais independentes tal como estamos? Ou será que a Catalunha ou a Galiza, por exemplo, serão mais independentes que nós? São, isso sim sem dúvida, muito mais avançadas, mais ricas e desenvolvidas!
Bem vistas as coisas, até não me desagradava uma grande Ibéria unida federalmente, pelo menos temos muito mais afinidades com os castelhanos, andaluzes, galegos ou catalães, do que com os polacos, finlandeses ou lituanos, por exemplo. União por união, creio que a Ibérica é mais natural que a Europeia!
E depois sempre poupávamos "trabalho" às companhias de viagem norte-americanas, peritas em Geografia, que assim já podiam mandar, sem errar, os seus naturais para Lisboa, Espanha!!!

Sem comentários: