segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Bookcrossing


Há pessoas que têm por hábito ir deixando livros em locais públicos, onde outras pessoas os possam encontrar, levar, lê-los e depois voltar a colocá-los num outro sitio, para que possam ser lidos por mais alguém. Chama-se Bookcrossing e parece-me uma bela maneira de espalhar o gosto pela leitura e promover a troca de bons momentos que os livros nos conseguem proporcionar. Acho uma ideia algo romântica, esta a de encontrar livros nos locais menos óbvios, a de haver livros à espreita nas ruas por onde passamos, haver histórias à espera de leitor, livros em liberdade, emprestados por alguém que não conhecemos, mas que nos quer oferecer momentos de prazer e depois termos a capacidade de os entregar a mais alguém. E é por aqui que eu me sinto, de alguma maneira, incapaz desta prática. Porque sou muito egoísta com os livros, porque gosto de os ter comigo e para mim, fechados nos meus sítios, onde só eu os possa ler e olhar, onde o prazer que me dão possa ser constantemente renovado, mais que não seja pelo simples olhar que me devolvem. Mas, de qualquer modo, aplaudo sinceramente esta ideia e as pessoas que a conseguem pôr em prática. Tenho só o receio que, por hipótese, alguma mente mais esclarecida, tome os livros por ameaças terroristas e resolva fazê-los explodir numa espécie de Farheneit 451 revisitado e parece-me que haverá muito boa gente que não desdenharia dessa ideia!

Sem comentários: