quarta-feira, 4 de abril de 2007

Tchang




Nunca fez parte dos Studios Hergé, nunca trabalhou no Journal Tintin, mas é, indubitavelmente, um dos grandes responsáveis por Tintin ser como é, em certa medida até mais que o próprio Hergé.
Paradoxal? Talvez não!
Depois das 4 primeiras aventuras de Tintin terem sido publicadas, todas elas realizadas ao jeito de gags, sem grandes preocupações de verosimilhança e sem grades estruturações de argumento, Hergé mostrou vontade de enviar o herói à China. Quando se soube que tal ia acontecer um estudante de Belas Artes de origem chinesa que estudava em Bruxelas foi, em boa hora, apresentado ao autor. Estávamos nos inícios da década de 30.
O Loto Azul foi assim concebido com a ajuda, o aconselhamento e o trabalho de Tchang Tchong Jen, que sugeriu a Hergé o trabalho de pesquisa, de elaboração mais pensada da história, da criação de argumentos estruturados ao mais ínfimo pormenor, dando-lhe a verosimilhança que Hergé tanto procurara sem o saber.
Tchang, depois desta colaboração, que gerou em grande amizade, voltou à sua China natal, entretanto tornada República Popular, e apesar de muitos esforços feitos através dos anos por Hergé para se reencontrar com o seu amigo, tal veio a revelar-se infrutífero. Até que, muitos anos mais tarde e por mero acaso, veio a acontecer. Durante um jantar num restaurante chinês em Bruxelas, Hergé perguntou ao dono se, por acaso, conhecia o seu amigo e qual não foi o seu espanto quando chegaram à conclusão que ambos eram amigos do mesmo Tchang. A partir daí e depois de muitos contactos, foi possível a Tchang voltar a Bruxelas, em 1981. Reencontro emocionado, que já tinha acontecido nas páginas das Aventuras de Tintin, em Tintin no Tibete, agora transportado para a vida real.
Tchang , que entretanto se tornou cidadão francês vindo a falecer em 1998, foi a única pessoa de carne e osso a ter lugar de relevo nas Aventuras, nos dois livros atrás referidos.
A ele devemos, deste modo, grande parte da qualidade e sobretudo do sentido de amizade, que perpassam nas Aventuras de Tintin.

Sem comentários: