quarta-feira, 18 de abril de 2007

O clique


Quando ouço, pela primeira vez, uma música; quando tomo o primeiro conhecimento com uma banda; sei, quase imediatamente, se irei gostar muito, pouco, ou nada. Acontece que sinto um "clique", algo que me diz, no momento, se aquela banda, se aquelas músicas, me irão acompanhar sempre com o mesmo agrado inicial e se se irão prolongar no prazer, crescente, com que as vou continuar a ouvir.

Sucedeu isso, por exemplo, com os Genesis (há muito tempo), com os Prefab Sprout, com a Dave Matthews Band e, muito particularmente, com os Divine Comedy.

Vem isto a propósito de uma audição, nova, que venho fazendo há alguns dias. O disco chama-se Funeral e a banda Arcade Fire. Sei que já estou um pouco desactualizado, uma vez que um novo disco desta banda, Neon Bible, acabou de ser editado. Mas comecei pelo inicio, que é uma boa maneira para começar, acho eu. Aclamados pela crítica, criaram-me grandes expectativas e estava, é certo, à espera de sentir o tal clique. Mas não senti...
Estou, no entanto, a gostar bastante de descobrir este disco. Melhora a cada nova audição. Talvez o clique ainda surja, mas não irá ser, certamente, a mesma coisa.
De qualquer forma, mesmo que não fiquem no "altar" dos imprescindíveis, sempre ficarão na primeira fila dos obrigatórios.

Sem comentários: