quarta-feira, 4 de abril de 2007

A beleza da B.D.


François Bourgeon é um dos grandes nomes da Banda Desenhada francófona da actualidade. Nasceu em Paris em1945 e iniciou o seu percurso de desenhador e argumentista de B.D. em 1971. Autor de obra pouco numerosa, é, no entanto, um dos maiores perfeccionistas da actual B.D., tanto em termos do desenho, como do próprio argumento. As suas obras maiores estão dividas em vários tomos, originando, no final, livros grandiosos, tanto em termos do tamanho como, sobretudo, em termos de qualidade literária e visual.

Em 1979 inicia a publicação do seu primeiro grande trabalho, Os Passageiros do Vento, finalizado em cinco volumes, que incidem sobra as atribulações das tripulações dos navios negreiros do século XVIII.
Em 1983, dividida em três tomos, sai, porventura, a sua obra maior. Os Companheiros do Crepúsculo levam-nos a uma baixa Idade Média cheia de intrigas, lutas e fantasia. Soberbo!
Em 1993, com a colaboração de Claude Lacroix, inicia a sua obra futurista, O Ciclo de Cyann, que já vai em cinco volumes.

Bourgeon, cujo traço é extremamente realista e as histórias muito densas, já recebeu o grande prémio de Angoulême e é de leitura, mais que, obrigatória para quem gosta de bons livros.

Sem comentários: