segunda-feira, 23 de abril de 2007

Livro!


Todos os dias são dias de alguma coisa, em todos os dias se comemora alguma coisa. Hoje é o Dia Mundial do Livro. Mesmo tendo em conta, que muitas vezes estes "dias especiais", mais não servem para se falar de coisas a que não tomamos atenção no resto do tempo, parece-me que, neste caso, se reveste de uma importância muito especial, porque o dedicamos a um objecto de prazer particular.
É um dia em que, juntamente com os outros 364, dedico algum tempo aos livros e às leituras, porque não sei, não posso e não quero passar nenhum dia sem ler, um dos últimos, verdadeiros, prazeres a que podemos aceder sem grande (aparente) dificuldade.
O livro continua e continuará, assim espero e creio, a ser o veículo principal onde podemos embarcar a nossa imaginação, vogarmos por caminhos únicos, para nos deixarmos enredar por histórias maravilhosas, fantásticas, de sonho e até de pesadelo. Todos os livros merecem ser lidos, uns mais que outros é certo, mas o livro é, por excelência, o objecto mais democrático e libertador que, porventura, existe.
Agora já temos os E-books e começam a difundir-se, por cá, os audio-livros, com grande tradição no Reino Unido( óptimos para quem não tem possbilidade de ler de outra forma). Mas é no papel, na possibilidade de folhear, de cheirar as páginas, de passar os dedos pelas letras, que reside muita da magia que o livro nos transmite.
Hoje, como ontem e amanhã, vou pegar num livro e deixar-me levar por aquilo que ele me contar e, tenho a certeza, vou sentir-me muito bem com isso!

Sem comentários: