sexta-feira, 9 de março de 2007

Tintin e Spielberg


No D.N. de hoje:
«Esta semana, Steven Spielberg concretizou um desejo com 25 anos: filmar as aventuras de Tintin. Em 1982, ainda Hergé era vivo, Spielberg contactou-o para adaptar o herói ao cinema. Apesar de querer que fosse um cineasta de renome a filmar as histórias da sua personagem mais célebre, Hergé mostrou-se relutante: tinha medo que o realizador de Tubarão "americanizasse" uma figura tão universal. Hergé morreu um ano mais tarde. As conversações entre os seus herdeiros e Spielberg continuaram, até à assinatura de um contrato, em 2004. Ontem, em Bruxelas, a Sociedade Moulinsart, que gere os direitos de toda a obra de Hergé, anunciou que vai iniciar a pré-produção de uma série de filmes baseados nos álbuns de Tintin, associada aos estúdios DreamWorks de Steven Spielberg.
(…)
Não está ainda decidido por que álbum Steven Spielberg começará. Nick Rodwell especificou que o realizador americano "compreende muito bem a obra" de Hergé e não a abordará "como se se tratasse de E.T.-O Extraterrestre.»
Espero que a magia de Hergé não seja adulterada e transformada pelo realizador americano. Tintin é um herói de papel, esta passagem para o grande écran é, no minimo, arriscada.
Estou em crer que qualquer álbum há-de ser, sempre, superior a qualquer filme, mas, a ver vamos...

Sem comentários: