quarta-feira, 7 de março de 2007

RTP 50 anos


Hoje passam 50 anos da fundação da RTP e é neste ano de comemoração de meio século que esta estação, pública, de televisão, resolve promover um programa/concurso com o objectivo de eleger o maior português de sempre!? Acho uma perfeita imbecilidade tal desiderato, nem penso votar para esta eleição, ainda mais absurda que outras que vamos tendo, no entanto e perante os "candidatos" que estão a concurso apetece-me dizer algo.

Se exceptuarmos os poetas, Camões e Pessoa, todos os outros têm, nos seus percursos, situações em que provocaram, directa ou indirectamente, morte, sofrimento, lágrimas, terror, tirania, despotismo, para além de algum bem que, talvez, tenham feito. São nomes importantes, fizeram, se calhar, coisas grandiosas, realizações que engrandeceram a nação, mas e no que respeita à pessoa, ao indivíduo, ao seu bem estar, à sua condição de ser humano, que respira, sente, é gente? Parece-me que devem ter feito pouco. Todos estes nomes... todos menos um, Aristides Sousa Mendes.

Não foi o maior português de sempre, nem sei quem será, nem me importa quem seja, mas ao que julgo saber, por aquilo que é conhecido, este foi o único senhor, de todos os que lá aparecem, que fez alguma coisa, e não foi pouco, para salvar vidas humanas, o que me parece ser muito mais importante do que defender teorias políticas, criar medidas financeiras dúbias, conquistar terras, construir ruas, etc, etc.

Não votarei, talvez nem vá ver o programa, como não vi nenhum até agora, mas se queremos "glorificar" alguém pelas suas atitudes, façamo-lo a quem merece, a quem salvou outros por mais nada a não ser uma consciência sã e uma vontade de ser bom!

Já agora, parabéns RTP, bom 50º aniversário!

Sem comentários: