terça-feira, 20 de março de 2007

O Molero já tem 30 anos!


Amanhã Dinis Machado completa 77 anos e a Bertrand vai lançar uma edição comemorativa do 30º aniversário de O Que Diz Molero.

Machado em discurso directo no J.N. de hoje:
«Aproveitaram o facto de fazer 77 anos amanhã para lançarem uma edição comemorativa dos 30 anos de "O que diz Molero", numa edição da Bertrand, a mesma editora que o publicou inicialmente. O livro é uma espécie de culto. Já teve adaptações ao teatro, em Portugal e no Brasil, e ao cinema (fizeram uma série de animação em seis episódios). Até há clubes de "molerianos" que dissecam a obra de ponta a ponta. Agora fazem-me entrevistas todos os dias. É um bocado anormal mas entendo o fenómeno. Tudo assenta no impacto que a obra ainda tem nas pessoas, mesmo naquelas que só agora a descobrem.»
Este livro marcou uma época e continua a marcar todos aqueles que o lêem e relêem. Foi, talvez, o livro português mais importante do pós 25 de Abril.
Ainda Machado em discurso directo:
«(...) o Molero foi publicado em França, e as revistas de cultura de Paris, desde o Magazine Littéraire, ao Figaro, vieram dizer que é "um dos grandes livros do século". E eu fiquei satisfeito com isso, naturalmente. E tenho que reconhecer que eles foram muito generosos comigo. "O Que Diz Molero" tem uma história, inacabada ainda, que me dá para preencher a vida. E portanto é uma história que espero que não acabe nunca, que as gerações novas possam lidar com isso. O mundo de hoje é feito de coisas tão fragmentadas, com tão pouco sentido, que as coisas acabadas perdem validade com o tempo. Mas eu acho que há coisas que vão ficando, o que me satisfaz bastante. Porque há sempre leitores exigentes, e eu gosto de leitores exigentes. Eles é que fizeram o livro. Eu só o escrevi.»
Eu cá gostaria de continuar a "fazer" este livro, ele merece-o e nós também!

Sem comentários: