segunda-feira, 19 de março de 2007

O génio da música


Na minha opinião de simples ouvinte, creio que há poucos génios, verdadeiros, no mundo da música popular. Daqueles que, efectivamente, deixam uma marca indelével na história da música.

Há excelentes fazedores de canções, tanto os que conseguem repetir a dose, criando várias canções de antologia, como aqueles que apenas fazem uma, mas de uma qualidade superior. Agora, daqueles que fazem de quase toda a sua discografia, momentos únicos de prazer auditivo e sensorial, é muito raro ter noticias.
Paddy McAloon é, definitivamente, um deles!
Com os seus Prefab Sprout construiu uma carreira de 7 álbuns de originais e cada uma das músicas que os compõem, é uma verdadeira obra-prima! Não há aqui momentos menos conseguidos, todas as canções se situam em patamares de qualidade muito altos.
O último álbum desta banda foi feito apenas em parceria com o seu irmão Martin McAloon. Depois disso Paddy, que entretanto teve problemas nos olhos que o levaram a fazer várias cirurgias e lhe diminuiram a capacidade de visão, apenas editou um álbum a solo, quase inteiramente instrumental.
Vai sair dentro de poucas semanas uma versão acústica de Steve McQueen, segundo álbum do grupo. Este será, provavelmente, o último registo dos Prefab Sprout. Paddy, infelizmente, contraíu a doença de Meniére e ficou surdo de um ouvido.
Mais um grande génio da música que fica surdo. Tal como o outro, deixa-nos das melhores composições musicais que o ouvido humano alguma vez irá sentir!

Sem comentários: