quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

Nova onda


Quando comecei a ouvir música, com ouvidos de ouvir, dediquei-me, quase exclusivamente ao chamado rock progressivo ou sinfónico, Genesis, Yes, Pink Floyd, Jethro Tull, Van der Graaf Generator e por aí fora. Foi numa época em que o fenómeno punk começava a dar cartas um pouco por todo o lado e por aqui também. Mantive-me, no entanto, quase irredutível nessa minha "aldeia" progressiva. Quando a New Wave começa a surgir dos destroços do punk, decidi espreitá-la, quiz experimentar a nova música que ia surgindo e que já se distanciava dos famosos "três acordes" próprios do punk, onde predominavam os Sex Pistols ou os Ramones.
Este álbum que aqui vos mostro, foi quem me abriu as portas dessa nova onda e fiquei rendido à voz de Crissie Hynde e aos seus Pretenders, embora nunca renegasse, tal como não o faço agora, à música grandiosa dos "sinfónicos".
Em 1980, no entanto, com Brass in Pocket, Precious, Kid, Lovers of Today e esse fabuloso Stop your Sobbing, novas ondas musicais vieram colorir as minhas audições.
"Kid what changes your mood..."

Sem comentários: