sexta-feira, 4 de março de 2011

Olá (IV)

(...)
- Porque te dirigiste a mim. Lembras-te?
- Sim…
- Então?
- E sabes qual é o sentido da vida?
- Já há pouco te disse que não compreendo inteiramente o que significa a VIDA.
- Nem eu tão pouco.
- Então porque te preocupas com isso?
- Porque assim talvez entendesse porque funcionou tudo ao contrário.
- E se te dissesse que nada funciona ao contrário. Que tudo é como devia ser.
- Eu não compreenderia. Eu não consigo compreender uma vida sem sonhos, sem objectivos, sem ilusões.
- E se eu te dissesse que não existe nada disso.
- Eu não acreditaria.
- Em que acreditas tu?
- Acredito em sonhos, em desejos, em vontades… ou pelo menos acreditava.
- E se tudo isso fossem ilusões?
- Então tu sabes o que são ilusões?
- Sei o que são desilusões, já muitos dos que aqui vieram me falaram nisso.
- Desilusões, desonhos, desvontades…
- O que lhes quiseres chamar.
- E aqui onde estamos, o que podemos esperar?
- Nada! Há lá coisa melhor do que não esperar nada.
- E como vivemos aqui, sem nada esperar?
- Viver?
- Sim, viver, aqui não se vive?
- Pois não, aqui está-se…
- Estar. Estar e ser.
- Ser? O que é ser?
(...)

Sem comentários: