terça-feira, 30 de outubro de 2007

Impressões


Um dos "livros de aventuras" que mais me impressionou na infância, foi o maravilhoso relato que Jonathan Swift fez das Viagens de Gulliver (1726).
Impressionaram-me as aventuras e desventuras, os altos e baixos que Gulliver viveu em todas as suas viagens, sobretudo na terra dos lilliputianos, as desavenças destes com os seus vizinhos e a permanente guerra que por ali se desenhava.
Impressionou-me igualmente, o facto de Gulliver ter deixado de ser gigante em terra de anões e ter passado a ser anão em terra de gigantes.
Tal como me impressionou que os relatos das suas viagens lhe valessem o epíteto de lunático.
Mas, o que me impressionou ainda mais, foi o facto de Swift e Gulliver terem feito uma tão perfeita antevisão deste nosso tempo.
É, deveras, impressionante a facilidade com que hoje se passa de anão a gigante e vice versa. Sendo também certo que quem se "atreve" a observar e relatar este tipo de situações, só mesmo por sorte não recolhe a alguns asilos que por aí ainda grassam, disfarçados...

Sem comentários: