sexta-feira, 18 de agosto de 2006

O senhor Serafim


Até na criação da inoportunidade Hergé foi brilhante. E deu-lhe nome também, Serafim Lampião, assim se chama o mais inoportuno, chato, irritante de, talvez, todos os personagens de banda desenhada. E por assim ser ganhou um estatuto incontornável nas Aventuras de Tintin. Surgido pela primeira vez no "Caso Girassol", Lampião não mais deixou de impôr a sua presença.
Vendedor de seguros da Companhia Mondass, entra e sai das páginas das Aventuras quando bem lhe apetece, sem dar grande cavaco a ninguém e obrigando, por vezes, a medidas extremas para que a sua presença não se torne mais incómoda. Hergé disse dele que seria um protótipo daquelas pessoas que julgam ter o "rei na barriga", que se dão um enorme auto-crédito, mas cuja presença é, no minimo, pouco desejada por todos os que têm o azar de com ele depararem.
Ainda assim conquistou o seu lugar e creio que desde a sua aparição as Aventuras ganharam mais um ponto de interesse, tornando-as, talvez, mais próximas da realidade quotidiana. É que pessoas como o Lampião existem mesmo!

Sem comentários: