sexta-feira, 18 de agosto de 2006

A estátua de Tintin


As cidades de todo o mundo expõem, nas suas ruas, estátuas de pessoas que foram importantes, que, de algum modo, contribuiram para o engrandecimento dessas cidades ou dos países onde se situam.
Por vezes, tal forma de homenagem e de agradecimento, não se cinge somente a personagens reais. Foi o que se passou com Tintin, personagem saída da imaginação de Georges Rémi, dito Hergé, que do papel saltou para o convivio e para o quotidiano de milhões de leitores espalhados pelo mundo inteiro.
Também Tintin foi perpetuado em estátua, lado a lado com o seu, eternamente fiel, Milu. Esta estátua, executada por Nat Neujean, foi inaugurada em 29 de Setembro de 1976 no Parque de Wolvendael em Bruxelas, pelo próprio Hergé. Algum tempo depois e após algumas tentativas, falhadas, de roubo, foi transferida para o interior do Centro Cultural e Artístico de Uccle.
Mais 4 cópias foram realizadas a partir deste original, todas pertencentes a coleccionadores particulares. Uma delas está, desde 2002, no Centro Belga de Banda Desenhada, também em Bruxelas.
Curioso é o facto da última imagem esquissada por Hergé na sua obra inacabada, L'Alph-Art, ser, exactamente, Tintin a ser levado pelos seus inimigos para ser transformado em estátua!!...

Sem comentários: