terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Portugal dos (muito) pequeninos


No D.N. de hoje :

«O remetente é anónimo, a chamada de valor acrescentado e ninguém sabe como surgiu a ideia. Mas nem os contornos indefinidos chegam para esconder a existência de uma campanha de telemóvel montada a favor de António de Oliveira Salazar - que, aos poucos, ganha força rumo ao primeiro lugar do top, numa altura em que Os Grandes Portugueses caminham para a final na RTP. A história, insólita, começa invariavelmente com uma mensagem de telemóvel que apela ao utilizador para marcar o número 760 102 003. O repto reproduz-se nos telefones móveis e alarga o círculo de contactos. E muitas pessoas acabam por ligar, movidas pela curiosidade ou pelo sentimento de urgência. A surpresa surge depois, quando os nove dígitos são teclados e uma voz feminina anuncia: "O seu voto foi para António de Oliveira Salazar. Este voto altera qualquer voto anterior efectuado por esse telefone.""Recebi um SMS dizendo para ligar para este número, marquei-o por curiosidade e qual não foi o meu espanto quando percebi que estava prestes a votar no antigo ditador", conta ao DN uma utilizadora que pediu anonimato. Como ela, muitas mais pessoas receberam a mensagem. "Deve haver muita gente que vai ao engano", observa, formulando a hipótese de "um lobby nitidamente a favor de Salazar".»

Esta votação vale o que vale. Tal como eu, a esmagadora maioria dos portugueses não votou e nem sequer viu qualquer emissão deste programa. No entanto parece-me, no mínimo, muito triste, que António Salazar esteja à frente, mesmo que se utilizem os esquemas como aquele que está descrito acima e mesmo que sejam apenas meia dúzia de saudosistas fascistóides a fazerem as despesas dos telefonemas.
Não quero dar muito crédito a um mero programa de televisão, mas ensombra o nosso país que se esqueça tão fácil e rapidamente as "barbaridades" a que o tal senhor nos sujeitou durante tantos anos.
Olha Zé, reforça esse manguito; para o dito senhor, para os que nele votaram e para os outros que lhes seguem as pisadas, mesmo sem darem por isso!

Sem comentários: