quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

As visões de Amos


Quando surgiu, Tori Amos, foi, por muitos, anunciada como a "nova" Kate Bush; cedo veio, no entanto, a revelar-se como uma cantora e compositora com muito mais para dar e sobretudo com uma capacidade de surpreender para além disso.
O seu percurso e as suas músicas são, sem dúvida, sui generis. Num mesmo disco encontramos vários tipos de música, interpretações tão distantes que parecem ter sido produzidas por pessoas diferentes.
Em 2001, editou um disco que, aparentemente, é um registo de covers. Strange Little Girls é o seu título e, embora, todas as músicas aí incluídas sejam da autoria de outros compositores, Tori revestiu-as com novas cores e tonalidades, dando-lhe uma interpretação muito própria e muito bem conseguida, algumas delas estão, na minha opinião, bem melhores que os originais. Em comum têm o facto de todas terem sido escritas por homens, desde Lou Reed a Tom Waits, dos Depeche Mode aos Beatles, ou dos Stranglers aos Boomtown Rats, passando por Neil Young, Joe Jackson e Eminem, tendo Tori Amos realizado uma interpretação do ponto de vista de várias mulheres.
Imperdível!

Sem comentários: