sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Tintin no Carnaval


Agora, que estamos na sua época, relembremos que, também Tintin, "brincou" no Carnaval. Foi uma brincadeira um pouco diferente daquelas que são usuais nesta altura. O Carnaval foi, neste caso, aproveitado para ajudar um "amigo" a tomar o poder no seu país, San Theodoros. Alcazar, o amigo de Tintin, derruba aqui o seu adversário Tapioca, embora o grande realce desta história seja a denúncia dos golpes de estado em que só mudam os titulares do poder e se mantém tudo o resto na mesma.
Tintin e os Pícaros é o álbum do desencanto, da tomada de consciência de que não basta o voluntarismo e a boa vontade, é preciso mais que isso, é preciso acreditar e fazer por isso! É o álbum em que Tintin, apesar da sua aparência, já não é mais o jovem aventureiro, sente-se a sua maturidade e algum cansaço. É o álbum onde, sintomaticamente, as calças de golfe são substituídas por calças compridas. É a maioridade ao cair do pano.

E é também o único álbum onde Hergé homenageia outros heróis da banda desenhada.Na vinheta que aqui se reproduz, podemos ver Astérix (Uderzo e Goscinny) e Mickey(Disney).


É, sobretudo, um grande final...


Sem comentários: